O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu com mais de 100 nações em desenvolvimento em Havana neste sábado (16). O chefe do Executivo brasileiro participará da cúpula de líderes do G77, com a participação da China como convidada. Além do evento, terá uma reunião bilateral com o presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel.
Além de Janja, integram a comitiva de Lula a Cuba: Mauro Vieira, ministro das Relações Exteriores; Nísia Trindade, ministra da Saúde. Está também Paulo Teixeira, ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar; Luciana Santos, ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação; Jaques Wagner, líder do Governo no Senado Federal; Celso Amorim, assessor-chefe da Assessoria Especial da Presidência.
Lula também tem um encontro bilateral com o presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel. Dentre os temas está o embargo econômico imposto por alguns países aos cubanos, em especial, os Estados Unidos e a dívida que o país caribenho tem de US$ 538 milhões (cerca de R$ 2,6 bilhões), por causa do financiamento que fez com o Brasil para a construção do Porto de Mariel.