Nesta terça-feira (19), o vereador Eúde Duarte Lucas (PDT) fez um pronunciamento na Câmara de Jucás (Ceará), dizendo que o TEA (Transtorno do Espectro Autista), se cura “na peia” e “na chibata”. O parlamentar disse isso enquanto ironizava as mensagens de apoio enviadas para a atriz Letícia Sabatella, que descobriu o transtorno já adulta.
O TEA afeta duas milhões de pessoas no Brasil e não possui cura. O vereador disse que no tempo dele autismo era tratado na chibata. Em nota, o parlamentar pediu desculpas por se expressar de forma equivocada.
De acordo com o parlamentar, era apenas uma brincadeira com os colegas. “Eu assisti o Fantástico no domingo, e fui dormir pensando: ‘rapaz, acho que eu sou autista também, pela declaração que os artistas fizeram. Acho que eu era autista, só que meu pai tirou o autismo na peia, no meu tempo tirava autismo na chibata. Eu era um menino meio traquina”, afirmou o vereador Eúde Duarte.
Com a repercussão negativa da fala, Eúde Duarte Lucas fez uma nota de esclarecimento e publicou nas redes sociais da câmara do município. A nota dizia que mencionou o próprio caso e como sua família tratou, já que não havia diagnóstico. “Eu fui o vereador que mais apresentou projetos de lei em favor do autismo no município, justamente por compreender e abraçar essa causa”, disse o vereador do PDT.