O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara aprovou relatório que absolve o deputado Márcio Jerry (PCdoB-MA) em caso de assédio. Em abril deste ano, numa reunião da Comissão de Segurança Pública da Câmara, Jerry aproximou-se por trás da deputada Julia Zanatta (PL-SC). Segundo ele, disse “pelo menos 40 anos de mandato” próximo ao seu ouvido. Márcio Jerry se referia à deputada Lídice da Mata (PSB-BA), objeto da discussão naquele momento.
O Partido Liberal apresentou representação dois dias depois. À época, a deputada declarou que nunca deu liberdade ao deputado maranhense, nem o conhecia. A imagem e o vídeo da cena foram usados para sustentar a denúncia.
Mas o relator do processo, deputado Ricardo Maia (MDB-BA), votou pela absolvição de Márcio Jerry. Ele deixou uma mensagem ao deputado: “Márcio, às vezes o ‘ceder’ ou o ‘abaixar a cabeça e pedir uma desculpa’ não é falta de hombridade, às vezes é você reconhecer que foi um erro e não gerar um estopim político e levar ao Conselho de Ética”, disse Maia.
Nunca dei liberdade para esse deputado e nem sabia qual era o nome dele, mas ele se sentiu LIVRE para chegar por trás de mim.
A sorte que alguém pegou a cena ABSURDA!
Deputado do Partido Comunista do Brasil do estado do Maranhão, Marcio Jerry.
Se fosse uma deputada de… pic.twitter.com/jyD16hSwM1
— Júlia Zanatta (@apropriajulia) April 12, 2023