Membros do Movimento Brasil Livre (MBL) falaram sobre planos para as eleições de 2024, possíveis candidatos e alianças com outros partidos. O debate aconteceu no sábado (7) durante congresso do movimento no Rio de Janeiro. Integrantes do MBL adiantaram que o processo para a criação de um partido próprio está avançando bem e logo colherá assinaturas.
A equipe do Boletim participou do evento, e perguntou aos membros do MBL sobre as próximas eleições municipais. Nesse sentido, o vereador Pedro Duarte (NOVO/RJ) disse que, na cidade do Rio, MBL e NOVO estão unindo forças para 2024. Ele ressaltou ainda que candidatos do movimento vão lançar candidatura pelo partido nas municipais. Duarte é um deles.
Além disso, o Boletim questionou sobre rusgas entre o NOVO e o MBL. O pré-candidato a prefeito de São Paulo, Kim Kataguiri (UNIÃO/SP) afirmou que as críticas e divergências são naturais e ficaram no passado. De acordo com ele, o momento é para unir forças para as eleições e inclusive destacou novamente que integrantes do Movimento, como Gabriel Costenaro, vão se candidatar pelo partido Novo do Rio de Janeiro.
Do mesmo modo, Kataguiri afirmou que se reuniu com membros da executiva do NOVO em São Paulo para fechar possível apoio para sua disputa pela prefeitura da capital paulista. Kataguiri disse que o partido pretende lançar um candidato para concorrer à disputa em SP. O deputado revelou ainda que, dependendo do desempenho do nome escolhido pela legenda, o NOVO não descartou retirar a candidatura própria e apoiá-lo no pleito.
Para isso acontecer, o NOVO precisa aprovar uma alteração em seu estatuto que os permita apoiar candidatos fora da legenda, mudança esta pode acontecer nas próximas semanas.