O ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump aparece à frente do atual presidente americano e representante do partido Democrata, Joe Biden, nas pesquisas, a um ano das eleições presidenciais. De acordo com dados divulgados pelo jornal New York Times, Trump lidera em cinco dos seis estados-chave nas intenções de voto.
Nesse sentido, a pesquisa realizada pelo Siena College publicada no último domingo (5) apontou que o Republicano leva a melhor em Nevada (52%/41%), Geórgia (49%/43%), Arizona (49%/44%), Michigan (48%/43%) e Pensilvânia (48%/44%). Por outro lado, Biden venceria seu concorrente apenas em Wisconsin (47%/45%) com uma leve diferença de 3 pontos percentuais.
Em comparação com as eleições de 2020, o democrata venceu em todos os seis estados-chave, que agora oscila nas intenções de voto. Para a pesquisa, o Siena College entrevistou por telefone 3.662 eleitores registrados entre 22 de outubro e 3 de novembro. A margem de erro é de 4,4 a 4,8 pontos percentuais.
Um segundo dado que deve preocupar a ala democrata é como os eleitores americanos avaliam a gestão do presidente. Neste momento, 67% dos entrevistados acreditam que Biden não está levando o país para a direção correta. Entre os mais jovens, apenas 41% dos eleitores na faixa dos 18 a 29 anos optam por Biden, contra os 40% que preferem Trump.
Nada definido para Trump
Mesmo sendo o mais cotado para representar o partido republicano nas eleições, o futuro de Donald Trump ainda é incerto. Com uma série de acusações e investigações envolvendo seu nome, que, inclusive, o levou ao Tribunal em diversas ocasiões neste ano, o empresário ainda deve enfrentar o governador da Flórida, Ron DeSantis, que é o segundo colocado nas prévias Republicanas.