A avaliação negativa do governo Lula chegou ao maior nível desde janeiro deste ano. De acordo com pesquisa recente da AtlasIntel, o governo petista foi avaliado como ruim ou péssimo por 45,1% dos entrevistados, contra 42.7% que julgam ser ótimo ou bom; 10,7% disseram ser regular e 1,4% não souberam responder.
Nesse sentido, a aprovação individual do presidente Lula segue em queda pelo terceiro bimestre consecutivo, em seu primeiro ano de mandato, em 2023. A avaliação do petista quase empata, sendo 49,6% que aprovam contra 47,3% que desaprovam a forma como Lula vem gerindo o país. Apenas 3,1% não souberam responder, segundo a pesquisa.
A AtlasIntel também buscou a opinião dos eleitores sobre temas específicos. Julgam como péssimo áreas como a responsabilidade fiscal e controle de gastos (42%); justiça e combate à corrupção (41%); segurança pública (41%); e transportes, estradas e aeroportos (40%).
Além disso, a pesquisa perguntou em quais áreas o atual governo Lula (PT) está melhor, pior ou igual em comparativo com a gestão anterior de Jair Bolsonaro (PL). De acordo com a pesquisa, a gestão petista está pior na política industrial e energética (48%), segurança pública (48%), justiça e combate à corrupção (48%) e responsabilidade fiscal e controle de gastos (51%).
Diversos líderes políticos também foram avaliados na pesquisa. Tarcísio de Freitas (Republicanos), governador de São Paulo, cresceu 15 pontos na avaliação positiva e está com 47% de aprovação. Quem também se destacou foi governador Romeu Zema (NOVO), de Minas Gerais, que cresceu 2 pontos e registrou 40% de aprovação.