fbpx

Para que?

Compartilhe

Por Pedro Rafael*

Nos últimos dias os movimentos liberais da nossa região celebraram a vitória de Javier Milei, para presidência da Argentina.

Tal euforia se deu pela acirrada disputa com o Ministro da Economia, Sergio Massa, que vem a ser o mesmo que levou o país para uma hiperinflação, a pior da história do país, e que era o candidato oficial do governo de Alberto Fernandez. Não podemos esquecer que a atual vice-presidente é Cristina Kirchner, ex-presidente do país e, também, viúva do presidente Néstor Kirchner. Resumindo: Sergio Massa daria continuidade ao Peronismo Kirchnerista.

Entretanto apesar de toda euforia e de realmente acreditar na necessidade de um “choque” político e, principalmente, na economia do país, precisamos esperar os primeiros passos do futuro-novo governo Milei.

Se olharmos para nossa região em pouco mais de um mês, nossos países votaram três vezes em candidatos liberais, com Noboa no Equador, depois de uma crise institucional com o governo Lasso e na Venezuela, onde a população escolheu a supercompetente Maria Corina Machado, nas primárias para enfrentar a ditadura de Maduro nas eleições de 2024.

Assim como tivemos, faz alguns anos, uma extensa onda rosa, com governos à esquerda, acredito que essa onda possa vir a ser, agora, uma onda liberal de verdade, inclusive chegando no Brasil em 2026, ou no mais tardar, em 2030. 

Mas, para que isso possa vir acontecer precisamos saber para que foi eleito Javier Milei. Devemos torcer duplamente pelo sucesso de seu governo, inclusive, caso a crise piore certamente será um estrago para a imagem liberal da região. 

Milei tem minoria no Congresso e poucos apoios de governadores e prefeitos, o que num país tão assistencialista tampouco assusta, pois o sistema deverá se alinhar nas primeiras semanas de governo. Entretanto, se a crise for aprofundada poderemos assistir um êxodo de argentinos indo para o Uruguai e Brasil de maneira massiva. 

“Para que” é o título do livro de Mauricio Macri, ex-presidente argentino, lançado em 2022, onde conta parte de sua trajetória e, por isso, ouso também terminar este artigo perguntando: “para que?” elegeram Milei: para dar luz e caminho para futuros governos liberais ou para aprofundar mais ainda o país na crise?

     ¡Viva la libertad!

*Pedro Rafael é Internacionalista pelo IUPERJ e jornalista. É empresário, sócio da PRMA Consultoria. Foi presidente da FENERI – Federação Nacional dos Estudantes de Relações Internacionais. Foi Vice Presidente da Associação Comercial do Rio de Janeiro (2021-23) e é Presidente do Conselho Empresarial de Jovens (2021-23 e agora reconduzido para 2023-25). É especialista do IMil – Instituto Millenium. Foi aluno do RenovaBR e teve diversas passagens pela gestão pública. Ao longo dos anos participou de vários cursos de gestão pública e conferências pelo Brasil e mundo em prol da Democracia e da Liberdade de Expressão. Foi apresentador do programa Fala, Jovem! na Radio Roquette Pinto (2022-23).

Aviso

As opiniões contidas nos artigos nem sempre representam as posições editoriais do Boletim da Liberdade, tampouco de seus editores.

Mais Opinião

plugins premium WordPress
Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?