Uma integrante do Comando Vermelho foi recebida dentro do prédio do Ministério da Justiça por assessores do ministro Flávio Dino. Luciane Barbosa Farias, conhecida como “dama do tráfico amazonense” já esteve com dois secretários e diretores de Dino em um período de três meses. Os dois encontros não constam nas agendas oficiais da pasta.
A “dama do tráfico amazonense” é casada há 11 anos com Clemilson dos Santos Farias, chamado de Tio Patinhas, um dos traficantes mais procurados pela polícia do Amazonas, que foi preso em dezembro de 2022. Tio Patinhas é famoso pela crueldade e “desprezo à vida”. Luciane e Clemilson foram condenados por lavagem de dinheiro associação para o tráfico e organização criminosa, em segunda instância.
Para o ministro de Lula, Luciane integrou uma comitiva e afirmou ser “impossível” ser detectada pelo setor de inteligência do governo. “Nunca recebi, em audiência no Ministério da Justiça, líder de facção criminosa, ou esposa, ou parente, ou vizinho. De modo absurdo, simplesmente inventam a minha presença em uma audiência que não se realizou em meu gabinete”, disse Flávio Dino e suas redes sociais.
Além disso, foram encontrados registros em que a mulher do traficante posa ao lado dos deputados federais André Janones (Avante) e Guilherme Boulos (PSOL). Após a repercussão do fato, deputados de oposição cobram explicações do governo e preparam um pedido de afastamento de Flávio Dino do Ministério da Justiça.