O jornal Folha de São Paulo disse que o ministro da Justiça, Flávio Dino, será o “5º negro na história do STF” caso se confirme a votação na CCJ do Senado. Algumas horas depois, a internet já estava tomada de publicações e memes ridicularizando a Folha.
“O mais novo membro do movimento negro nacional. Dino Black Power!” ironizou o professor Dennys Xavier. “Além de comunista, Dino deve ser camaleônico. Quanta mistificação marxista. Até na quantidade de melanina!”, comentou a jurista e colunista do Boletim da Liberdade, Katia Magalhães.
Quem também aproveitou para comentar e fazer piada com o tema foi o comediante Léo Lins. “Quando o Monark chamou ele de gordo, tomou processo. Será que o Dino se vê como um negro magro?! Se ele enxerga tudo ao contrário faz sentido ele elogiar tanto o caráter do Lula”, disse.
Diversos internautas também compartilharam uma imagem em que resgata registros de campanhas anteriores em Dino se candidatou. Em 2014, o ministro da Justiça de Lula se autodeclarava como branco quando concorreu a governador do Maranhão. Já em 2018, mudou a autodeclaração de cor para pardo.
OI?!??? 😳 Quando o Monark chamou ele de gordo, tomou processo. Será que o Dino se vê como um negro magro?!
Se ele enxerga tudo ao contrário faz sentido ele elogiar tanto o caráter do Lula. pic.twitter.com/DOUsFi22Nl— Léo Lins (@LeoLins) December 1, 2023