O Projeto GEF Biogás Brasil e a ABiogás lançaram dados mostrando a relação entre produção de biogás e a geração de emprego no Brasil. Estimativas apontam que o setor poderia criar até 800 mil empregos e mitigar 642 milhões de toneladas de CO2e anualmente.
De acordo com a gerente executiva da ABiogás, Tamar Roitman, “em relação aos benefícios econômicos, sociais e ambientais do investimento na cadeia do biogás, que é uma fonte de energia renovável, a partir de resíduos orgânicos”. Ela explica que há benefício de gerar receitas, gerar renda, com passivos ambientais”.
De acordo o Renovabio, o biometano consegue reduzir em mais de 90% as emissões quando comparado com o diesel e o gás natural. Nesse sentido, Tamar Roitiman lembra que o biogás também envolve a produção do biofertilizante. “O Brasil é um grande importador e com isso também ajuda nessa balança comercial em que a gente passa a reduzir a importação de fertilizantes no momento que você tem a produção do biogás também”, destacou a gerente executiva da ABiogás.
Fórum do Biogás
O estudo foi apresentado durante o 10º Fórum do Biogás, em São Paulo, com a participação de autoridades e especialistas. O evento, que acontece há dez anos, tem como objetivo reunir os principais atores do setor. Além disso, conta também com governantes e entidades que podem promover o desenvolvimento da cadeia da substância.