A Braskem pagou mais de R$ 4,2 milhões de indenização ao atual ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB-AL), filho do senador Renan Calheiros. De acordo com ofício enviado pela própria Braskem, o ministro constava na lista de pessoas que deveriam receber indenização da empresa. O acordo corre em sigilo na Justiça Federal de Alagoas.
Nesse sentido, a mineradora confirmou que a empresa de comunicação que pertenceu a Renan Filho e sua esposa, Renata, tinha um imóvel na região atingida. No imóvel funcionavam duas rádios do Sistema Costa Dourada de Radiodifusão, que teve sua sede transferida para outro local.
Além disso, a Braskem informou que os mais de R$ 4,2 milhões pagos à empresa de Renan Filho e Renata cobriu “outros danos”. Os valores só vieram à tona porque o senador Rodrigo Cunha (Podemos-AL) solicitou explicações à Braskem após reportagem feita pela revista VEJA tornar o caso público. A Braskem disse ainda que um segundo acordo foi firmado com a empresa do ministro, porém correm sigilo na Justiça Federal de Alagoas.