O ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Ricardo Lewandowski aceitou o convite do presidente Lula (PT) para assumir o ministério da Justiça. Lewandowski vai assumir o posto que era de Flávio Dino na pasta.
De acordo com o portal G1, o ex-ministro do STF se reuniu com Lula e Dino na noite desta quarta-feira (10), e uma nova reunião deve acontecer nesta quinta-feira (11). Ainda segundo o portal, o nome do novo ministro da Justiça deve ser anunciado após a nova reunião.
Lewandowski, Lula e irmãos Batista
Em fevereiro de 2023, o então ministro Ricardo Lewandowski encerrou três ações penais contra o presidente Lula no STF, que tratavam da compra da sede e doações feitas ao Instituto Lula.
Além disso, o ex-ministro do Supremo foi contratado para atuar na equipe jurídica da J&F, dos irmãos Batista, menos de uma semana após aposentaria na Corte.
Em fevereiro de 2021, Lewandowski suspendeu um processo do Tribunal de Contas da União (TCU) contra Joesley Batista no STF. Na época, o TCU pedia um ressarcimento de R$ 670 milhões em reparação por supostas irregularidades cometidas durante a transação em que o BNDES comprou ações do frigorífico Bertim, em 2008.