O empresário Abílio Diniz morreu neste domingo (18), aos 87 anos, vítima de uma insuficiência respiratória causada por uma pneumonite. Ele estava internado no Hospital Albert Einstein.
Diniz ficou conhecido por ter transformado o Grupo Pão de Açúcar na maior varejista do Brasil. Com uma fortuna estimada em US$ 2,4 bilhões pela Forbes, o empresário começou com uma doceria, que posteriormente viria ser a rede de supermercados que leva o nome do Grupo.
Além disso, Abílio Diniz foi aluno no curso de administração de empresas e, anos depois, professor em uma matéria de pós-graduação em liderança e gestão na Fundação Getúlio Vargas (FGV). Diniz deixa seis filhos e sua esposa, Geyze Diniz.
Homenagens a Abílio Diniz
Nas redes sociais, entidades e personalidades lamentaram a morte do fundador do Pão de Açúcar. O cientista político e empresário, Felipe D’Avila, casado com Ana Maria Diniz, prestou sua homenagem ao empresário, que era seu sogro.
“É com profunda tristeza que Abilio Diniz nos deixa hoje. Vocês conhecem o grande empresário que mudou a história do empreendedorismo no Brasil, mas quero falar sobre o homem por trás disso. Além de meu sogro, Abílio se tornou um amigo. […] Abilio estava sempre presente tanto nos bons momentos quanto nos momentos difíceis. […] Então, eu vou sentir muitas saudades do meu sogro e do meu amigo Abilio Diniz”, escreveu D’Avila.
“Abilio foi um dos maiores empreendedores da história do nosso país, um líder e um visionário que transformou o capitalismo brasileiro”, disse o Partido NOVO.
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, também se manifestou. “Abílio teve uma trajetória brilhante não só pelo seu empreendedorismo mas também pelo estilo de vida que inspirava muita gente a aspirar sua longevidade e energia. Acima de tudo, via nele alguém sempre torcendo para ver o Brasil dar certo, e trabalhou toda sua vida para isso, gerando emprego pra muita gente, sem deixar de olhar para o próximo”.