O Partido NOVO realizou neste sábado (16) o Encontro Estadual no Rio de Janeiro. O evento contou com a presença de diversos filiados como o ex-deputado federal Paulo Ganime, o pré-candidato a prefeito do Rio, Pedro Duarte e o deputado federal Marcel van Hattem.
No início do evento, Duarte destacou os feitos do partido durante seu mandato como vereador na capital carioca e enfatizou a importância de figuras como o pré-candidato a prefeito de Curitiba Deltan Dallagnol no combate à corrupção; no final de semana em que a operação Lava Jato completou 10 anos.
A fala do vereador do NOVO sobre Deltan contraria discurso recente do Coordenador Nacional do Movimento Brasil Livre (MBL). Renan Santos disse durante uma live do MBL que Dallagnol “tem que ser extirpado da política” por “total falta de caráter”.
Além disso, diversos mandatários marcaram presença e palestraram em painéis ao longo do evento. O deputado estadual de São Paulo, Léo Siqueira, deu dicas de como se comunicar com o público durante as eleições. As vereadoras Fernanda Altoé e Sâmila Monteiro apontaram os maiores desafios encontrados em atuação nas Câmaras municipais.
Paulo Ganime e Marcel van Hattem enfatizaram a importância do combate às pautas de esquerda e de unir forças contra o PT nas eleições deste ano. Para eles, o pleito de 2024 será decisivo para definir os resultados da eleição de 2026. “A gente tem uma base forte no Rio de Janeiro para não deixar mais o Lula ser presidente do Brasil em 2026. Temos que entender quue 2024 tem efeito em 2026, temos uma responsabilidade muito grande”, disse Ganime.
Crescimento do NOVO
Eduardo Ribeiro, comemorou os números recentes do partido, que registrou, na última semana, filiados em mais de 330 cidades do Brasil. Em 2020, a legenda estava em apenas 46 cidades. O crescimento do NOVO foi o maior de sua história, com 46.623 apoiadores filiados, representando um aumento de 50% nos últimos 12 meses.
O crescimento do partido refletiu também no número de pré-candidatos espalhados pelo país. De acordo com o presidente da legenda, o NOVO pretende chegar a 500 cidades até as eleições municipais deste ano.