Uma jornalista do canal espanhol Telecinco afirmou neste sábado (30) que uma revista brasileira do Grupo Globo teria pago a fiança de 1 milhão de euros do ex-jogador Daniel Alves, condenado por estupro na Espanha.
Nesse sentido, Marisa Martín Blázquez disse que a revista Quem foi a responsável pelo pagamento da fiança do brasileiro, que chega a cerca de R$ 5,2 milhões, em troca de uma reportagem exclusiva com o jogador.
No site oficial do canal, a Telecinco não cita a revista brasileira, deixando a informação em aberto. Com isso, diversos sites brasileiros reproduziram a informação especulando sobre a revista envolvida, inclusive a revista Marie Claire, também da Globo.
A revista do grupo dedicada ao público feminino reproduziu a mesma notícia veiculada no site do canal espanhol. Após a repercussão em torno da revista Quem, a publicação da Marie Claire foi deletada, como revelou o site Teleguiado.
O que diz a Globo
O Grupo Globo usou o seu portal de notícias, o G1, para negar a informação. Segundo o portal, a publicação “não corresponde com a verdade” e afirmou que a jornalista da Telecinco não procurou a Quem para checar a informação.
“Sobre a fake news que está sendo compartilhada de que a Quem teria arcado com a fiança do jogador Daniel Alves, gostaríamos de esclarecer que ela não corresponde a verdade e não pagamos por qualquer reportagem produzida, dado seu caráter jornalístico. Também nunca fomos procurados por Marisa Martín Blázquez, do programa ‘Fiesta’, da TV espanhola, para confirmação da veracidade das informações. Seguimos acreditando que o bom jornalismo jamais terá espaço para reportagens pagas”.