Enquanto uns caminham para a legalização das drogas, o estado do Oregon nos Estados Unidos caminha no sentido contrário. A governadora do Oregon, a democrata Tina Kotek, sancionou, nesta segunda-feira (1) uma lei que reverte a descriminalização do posse ilegal de drogas. A Medida 110 estava em vigor desde 2020 e redirecionava grande parte da receita fiscal da maconha do estado para ações de ‘combate ao vício’.
À época, 58% dos residentes do Oregon aprovaram a medida. No entanto, depois disso, as mortes por dependência e overdose aumentaram muito. De acordo com a Fox News, em agosto de 2023, 56% dos moradores do estado disseram que desaprovavam a lei sobre drogas. Republicanos e democratas deram as mãos para aprovar o projeto de lei que reverte a Medida 110.
Drogas proibidas novamente
A nova lei estabelece que pessoas portem drogas para uso pessoal podem sofrer punição de até seis meses de prisão. Além disso, a medida permite que a polícia confisque as substâncias. A lei estabelece ainda formas de oferecer tratamento como alternativa para sanções penais. A lei passa a valer no dia 1º de setembro.
De acordo com a governadora Kotek, “o sucesso da lei dependerá da coordenação profunda entre tribunais, polícia, procuradores, advogados de defesa e prestadores locais de saúde mental”. Ela os chamou de “parceiros necessários para alcançar a visão desta legislação.