A jornalista e editora-chefe do Boletim da Liberdade Sara Ganime abriu o dia de palestras Conferência Estadual do Students for Liberty Brasil (SFLB), neste sábado (27). Sara falou sobre objetivismo e liberdade de imprensa.
No evento, a jornalista lembrou uma decisão de Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal que puniu um jornal por falas de um entrevistado. A decisão foi contra o Diário de Pernambuco e aconteceu no final de 2023. Para Sara, a decisão abriu um precedente perigoso. “A partir do momento em que se limita a imprensa de dizer algo, está-se limitando as pessoas de terem acesso à informação”, disse a editora-chefe do Boletim.
“Uma população que não tem acesso à toda informação naturalmente vai se tornar uma sociedade sem discernimento do certo ou errado. A pessoa tem que ter o direito de escolher como quer pensar, por mais idiota que seja o pensamento”, comentou.
Do mesmo modo, Sara Ganime destacou a importância da luta pela liberdade em tempos de censura e autoritarismo. A jornalista citou a campanha contra o PL da Censura promovida pelo Boletim da Liberdade no ano passado com o placar contra o projeto. “O Boletim nunca sofreu retaliação, mas a gente percebe que precisa tomar cuidado com algumas coisas. Nosso nome apareceu em uma decisão do Moraes por termos conduzido um movimento contra o PL 2630“, finalizou.
Conferência do SFL-RJ
Realizada no Rio de Janeiro, a Conferência debateu também as dificuldades para empreender no Rio, com Pedro Rafael. Além disso, uma outra palestra explicou a história do liberalismo Fluminense, ministrada por Lucas Berlanza.