Em um gesto de solidariedade internacional, o governo do Uruguai reafirmou sua disposição em auxiliar o estado do Rio Grande do Sul em operações de busca e salvamento. Nesta quarta-feira (8), o país que faz fronteira com o estado gaúcho ofertou novamente ajuda.
O Embaixador Guillermo Valles expressou o engajamento de seu país nesse momento delicado. “Desde o primeiro momento, não apenas o governo, mas todo o povo uruguaio se mobilizou para ajudar os nossos irmãos gaúchos”. A fala aconteceu durante durante uma reunião com os deputados Lucas Redecker (PSDB-RS), presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN), e Marcel van Hattem (NOVO-RS).
A proposta inclui um avião C-130, duas lanchas e dois sistemas de drones tripulados para operações emergenciais em curso. Além disso, um helicóptero Bell 212, pertencente à Força Aérea Uruguaia (FAU), já está estacionado em Santa Maria (RS) desde o último domingo (5) com uma equipe composta por pilotos, copilotos, técnicos e socorristas.
Nesse sentido, Lucas Redecker destacou a importância da cooperação internacional em momentos de crise. “O Uruguai ofereceu uma ajuda inestimável e absolutamente necessária. Não estamos em condições de rejeitar apoio algum”, declarou o deputado.