fbpx

Futuro da Energia: Emtech e Energy Summit discutem inovações no setor

O primeiro dia do evento contou com a presença de importantes figuras, como Hugo Leal e Sérgio Moro
Energy Summit - Emtech - Evento global de Energia no Rio de Janeiro
Foto: Divulgação/Bendita Imagem

Compartilhe

Nesta segunda-feira (17), a Cidade das Artes no Rio de Janeiro foi palco do Emtech, evento de energia promovido pelo MIT Technology Review que antecede o aguardado Energy Summit. Esta edição do Emtech trouxe discussões de ponta sobre tecnologias emergentes, com destaque para a inteligência artificial (IA) e a transição de energia.

Durante o evento, André Miceli, CEO e publisher da MIT Technology Review, concedeu uma entrevista ao Boletim da Liberdade. Ele destacou os desafios e oportunidades da IA nas organizações. “Os gestores precisam escolher bem onde e como usar a inteligência artificial. O ganho potencial é grande, melhorando a competitividade e capacidade de escala das organizações. Novas fontes de energia também vão transformar a matriz energética das empresas, tornando-as mais eficientes”, afirmou Miceli.

O Emtech é uma conferência global de tecnologias emergentes da MIT Technology Review. Outras edições aconteceram neste ano em Atenas, Londres, Coreia do Sul e Massachusetts. No entanto, o Rio de Janeiro é o único local que sedia o evento com um foco específico no setor energético. Miceli expressou entusiasmo com a expansão global do evento e anunciou o lançamento de um relatório que prevê o futuro da indústria nos próximos dez anos. “Como a indústria deve ser nos próximos dez anos. O que devem fazer governos, academias, grandes empresas, pequenas empresas e startups para se beneficiar dessas conexões”, disse Miceli.

Mais que energia

O primeiro dia do evento contou com a presença de importantes figuras, como o secretário de Minas e Energia do estado do Rio de Janeiro, Hugo Leal, bem como do senador Sérgio Moro (PODE/PR). De acordo com o CEO do Energy Summit Global, Hudson Mendonça, o primeiro dia foi um grande sucesso. “Conseguimos conectar executivos de grandes empresas, pesquisadores, autoridades governamentais e fundadores de startups para discutir o futuro da transição energética. As palestras foram sensacionais, e amanhã teremos outras super interessantes”, destacou. Hudson também ressaltou a importância da conexão entre os setores de energia e tecnologia da informação, mencionando que “a mesma busca feita no ChatGPT consome 15 vezes mais energia do que no Google.”

Os temas abordados nas palestras do Emtech incluíram “Energy Transition on the CTO’s Agenda,” “Transforming Energy Management Through AI” e “Safeguarding Energy Transition.” As discussões se concentraram em como a digitalização e a inteligência artificial podem transformar o setor energético.

Do mesmo modo, o Energy Summit continua nos dias 17 e 18 de junho, expandindo os debates para incluir setores de mobilidade, financeiro e materiais. Nesse sentido, todos reunidos para debater o futuro da transição energética. O evento promete continuar a ser um marco significativo para a indústria, promovendo a integração de novas tecnologias e soluções sustentáveis para o futuro energético global.

Assine o Boletim da Liberdade e tenha acesso, entre outros, às edições semanais da coluna panorama

plugins premium WordPress
Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?