A estudante de filosofia e colunista do Boletim da Liberdade, Maria Clara Martins Rodrigues, participará do podcast do deputado distrital Thiago Manzoni (PL/DF). A conversa acontecerá na próxima segunda-feira (25), às 10h30, pelo canal do parlamentar no YouTube.
O convite ocorreu após uma reunião entre Maria Clara e o deputado em seu gabinete, na qual eles debateram os desafios enfrentados por uma jovem conservadora no curso de filosofia, especialmente na Universidade de Brasília (UnB), conhecida por seu ambiente predominantemente dominado pela esquerda.
Durante o encontro, Manzoni destacou a importância de ocupar espaços acadêmicos e culturais tradicionalmente associados à esquerda. Ele elogiou Maria Clara por sua coragem e singularidade, afirmando que ela “quebra paradigmas” ao ser mulher, cristã, bem como estudante de uma universidade pública e conservadora. Essas características qdestoam do perfil predominante no meio acadêmico.
Além disso, o deputado incentivou Maria Clara a se envolver mais ativamente em eventos e na equipe dele, sugerindo que ela siga na política. “Sem experiência, a política é um ambiente que nos ‘come vivos'”, brincou Manzoni, ao ressaltar a necessidade de adquirir vivência antes de uma possível candidatura.
Educação e capitalismo
Entre os temas debatidos no encontro estavam a doutrinação ideológica na educação brasileira e a importância de fortalecer a presença de estudantes conservadores na academia. Ambos concordaram que a esquerda, ao longo das últimas décadas, fez um trabalho contínuo e quase imperceptível de ocupação dos espaços educacionais, influenciando as próximas gerações.
“Conversamos sobre o papel central da educação no Brasil, que tem sido moldada para criar críticos do capitalismo, enquanto ignora a relação entre ética protestante e o desenvolvimento econômico”, comentou Maria Clara.
Maria Clara escreve a coluna “Diário de uma estudante de filosofia conservadora” no Boletim da Liberdade. No espaço, compartilha experiências e bastidores da vida na universidade.
Manzoni, conhecido por priorizar projetos voltados à educação, ressaltou que é necessário ir além das discussões filosóficas e ideológicas. Ele acredita que é necessário focar na melhoria da estrutura das escolas e no desenvolvimento de iniciativas que invistam na formação intelectual das novas gerações.
Nesse sentido, a participação de Maria Clara no podcast promete abordar essas e outras questões, reforçando a necessidade de diálogo entre jovens e lideranças políticas. Não perca a transmissão na próxima segunda-feira, às 10h30, no YouTube.