Eleito com a maior votação da história de Santo Ângelo, no Rio Grande do Sul, em 2024, Lorenzo Tonetto marcou sua estreia como vereador de maneira emblemática. Ao presidir a primeira sessão do ano, Tonetto entregou um exemplar do clássico “As Seis Lições”, de Ludwig von Mises, para todos os eleitos, incluindo o prefeito e o vice-prefeito.
“Alguns dias depois da eleição, como eu fui mais votado, vieram até mim e falaram: ‘olha, você foi mais votado, então você vai presidir a primeira sessão’. Pensei: bom, vamos fazer algum gesto que sinalize a favor do liberalismo, a favor das ideias da liberdade, e tentar disseminar o máximo possível essas ideias e valores”, explicou Tonetto. Ele decidiu então presentear os colegas. A iniciativa teve apoio do Instituto Atlantos, do Rio Grande do Sul, e do Instituto Mises Brasil, que doaram os livros.
Princípios de liberdade e prosperidade
O gesto de Tonetto não foi apenas simbólico. Ele afirmou que a distribuição dos livros reflete os valores que guiaram sua campanha. “Nossas frases na campanha eram menos burocracia, menos impostos e mais empreendedorismo. Tirar a prefeitura da frente de quem quer trabalhar e gerar riqueza. Então, ‘As Seis Lições’ têm tudo a ver com isso”, reforçou.
Inspirações políticas
Questionado sobre suas referências políticas, Lorenzo Tonetto destacou nomes que influenciam sua visão de mundo. “Eu me inspiro no abolicionista e liberal Joaquim Nabuco, que lutou pelo fim da escravidão no Brasil. Nos tempos atuais, no legislativo, me inspiro no Marcel van Hattem, que diariamente sofre perseguições por defender as ideias da liberdade. E, no poder executivo, me inspiro no Javier Milei, que não ficou só no discurso: colocou em prática o pensamento liberal e está colocando em ordem as contas públicas na Argentina.”
Nesse sentido, Tonetto concluiu destacando sua crença de que as ideias liberais podem transformar a política local e guiar Santo Ângelo rumo à prosperidade. “O objetivo é que as medidas e decisões na política possam ser guiadas pelos princípios de liberdade, tendo como objetivo a prosperidade. Entender que isso só é possível através da liberdade de escolha, da liberdade para empreender.”