A ativista gaúcha Sâmila Monteiro e a assessora de investimentos Francieli Santos criaram um novo portal de notícias inspirado nas ideias liberais. Com o lançamento do site previsto para maio, o “Negra Livre” já estreou no instagram.
Embora o nome remeta à identidade negra, Sâmila destaca que o projeto não se restringe a um público específico. “O nome é sobre o que uma negra livre diz. Mas público-alvo é qualquer pessoa que tenha um celular na mão e queira informação.” Após a inauguração do site, o portal contará com colunistas e conteúdo segmentado para leitores. “Teremos espaços dedicados a empreendedorismo, estilo, geopolítica e negócios, sempre com um olhar aprofundado”, ela ressalta.
Mais do que um canal de notícias, o Negra Livre se apresenta como um movimento de transformação social, inspirado por figuras históricas como Martin Luther King Jr., cuja luta pelos direitos humanos ressoa no projeto. A cofundadora do projeto disse que “ele nos inspira. O célebre discurso, I have a dream, não é por acaso. No meio de tantos ruídos, ele trouxe lucidez falando de direitos humanos universais”.
“Queremos despertar mentes e liberar expressões estéticas capazes de tornar as nossas cidades e nossa vida cotidiana mais bela e mais livre. Esse é o nosso recado principal”, ressaltou Sâmila.
Nesse sentido, além de ampliar o debate, o Negra Livre tem um compromisso especial com a valorização do Sul do Brasil. “Muitas vezes, o Rio Grande do Sul é hostilizado como um lugar sem negros. Mas nós existimos e somos protagonistas”, conclui.