“Liberdade, Ainda Que Tardia”. Gravadas na bandeira de Minas Gerais, essa frase nos remete a Inconfidência Mineira, o movimento insurgente que almejava a ruptura com o jugo colonial e a instauração de uma república livre. Hoje, essa expressão vai além da sua raiz histórica.
Ela serve de inspiração para os defensores incansáveis das liberdades individuais. Em um mundo em que as fronteiras do direito à privacidade, à expressão e à autonomia são frequentemente testadas, essa frase é um lembrete pungente.
A trajetória do Students for Liberty Brasil reverbera o que lutavam os Inconfidentes. A LibertyCon Brasil V é a materialização da missão de educar, desenvolver e empoderar a próxima geração de líderes pela liberdade – trabalho árduo mas muito gratificante que o SFLB tem realizado desde 2012. Já somos milhares, rigorosamente capacitados e qualificados, ao longo destes anos, para o debate das ideias de liberdade. E não vamos parar por aqui.
Do tradicional e clássico Maksoud Plaza Hotel, que hospedou os primeiros eventos da LCBRV em São Paulo, para o moderno The One Events, em Belo Horizonte, o legado e a importância de nosso evento-missão é indiscutível. Neste ano, entre os dias 12 a 14 de outubro, estaremos mais uma vez entre os nossos – e este artigo é o chamado para todos que, como guardiões da liberdade, entendem que nossa presença é vital e que a omissão equivale à rendição.
Em um mundo onde as correntes invisíveis do controle e da conformidade tentam nos sufocar diariamente, o tema deste ano vem para manifestar a necessidade urgente deste debate – “Liberdade Ainda que Tardia”, reunirá a sabedoria de dezenas de palestrantes de renome. Entre eles, temos os estimados David Bailey, Chief Marketing Officer da Azteco e Breno Perrucho, criador do canal Jovens de Negócios.
E nossa missão é ir além: por isso escolhemos este tema. Queremos demonstrar que a chama da importância de defender a liberdade de expressão segue acesa, apesar das inúmeras tentativas de censurar o seu alcance na sociedade e nas redes sociais – indiciando humoristas, como o recente caso de Leo Lins e a votação em caráter “urgente” da lei das Fake News, um projeto que maquia a vontade tirânica de monitorar a opinião alheia. Queremos discutir sobre os abusos do sistema judiciário brasileiro, apesar das tentativas de calar aqueles que expõem seus equívocos – como a cassação do mandato do deputado federal Deltan Dallagnol e a perseguição política aos que apontam a corrupção destes mais de dez anos de governo PT no país. Queremos mais do que nunca dar voz ativa aos que têm medo de falar e mostrar que, apesar do futuro parecer desesperador, sempre haverá esperança na liberdade, ainda que tardia.
Na LCBR V, encontramos muito mais do que discursos; encontramos um lar. É aqui que os defensores da liberdade, muitas vezes solitários em seus ambientes diários, encontram a solidariedade de seus pares.
Esta não é uma opção. Esta é a sua CONVOCAÇÃO.
Nosso evento serve como bússola para os caminhos futuros. Esta é a LibertyCon Brasil V.
Junte-se a nós!
Liberdade Ainda que Tardia, mas nunca mais perdida.